Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A GEOAMAZÔNIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará, que tem por objetivo divulgar matérias concernentes aos estudos e reflexões no campo da Geografia e de áreas afins. Nela são acolhidos textos sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas, de todos os que se interessam e participam do conhecimento propiciado pela ciência.

OBJETIVO

É um periódico que busca a divulgação de trabalhos científicos, resultantes principalmente de pesquisas (de mestrado, doutorado e similares) a tratarem de questões geográficas e interdisciplinares

PÚBLICO ALVO 
Tem como público alvo pesquisadores da Geografia e de ciências afins.

COBERTURA TEMÁTICA 
busca contribuir na divulgação e publicização reflexões sobre o campo da geografia, tais como: questões ecossistêmicas, campesinato, uso e conservação dos recursos naturais, questão urbana e rural, movimentos sociais no campo e na cidade, turismo, desenvolvimento regional, geoprocessamento, mundialização e desenvolvimento socioespacial.

 

Políticas de Seção

Artigos Originais

Trabalhos inéditos com base na análise crítica da literatura científica sobre um determinado tema ou área do conhecimento. Os textos devem conter introdução, discussão, conclusão e referências, podendo ser estruturados em tópicos e segundo as normas de submissão de Revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas/Conferências

Publicação de conferências ministradas ou entrevistas dadas por autores de renome nacional e internacional.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Apresenta  a síntese e análise crítica sobre o mérito de uma publicação científica ou literária, em que a obra é analisada com base na relevância do seu conteúdo. Deve conter a identificação da obra, cabendo um breve comentário sobre o(s) autor(es) da obra, análise e impressões do autor da resenha, podendo ser estruturada em tópicos.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Nota de Pesquisa

Apresenta informações sobre uma pesquisa em andamento. O texto deve conter objetivo, hipótese, metodologia e fontes, podendo citar os dados obtidos, progressos, entraves e outros elementos a critério do autor.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Iniciação Científica

Artigos resultados de pesquisas de iniciação científica. Contudo, o artigo terá de ser submetido junto com seu orientador.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão designados dois avaliadores, de acordo com o tema do manuscrito com avaliação anônima por pares (peer review) para o aceite dos artigos submetidos à publicação. Os trabalhos são avaliados por dois consultores ad hoc (Referees), especialistas no(s) tema(s) tratado(s), cujos pareceres recomendam: a) aprovação sem alterações; b) aprovação após alterações; c) rejeição. No segundo caso, recomenda-se ao(s) autor(es) acatar(em) as sugestões, para posterior avaliação final e aprovação pelo editor científico. O processo de avaliação tem duração em média de 2 a 4 meses, podendo ser maior, conrforme o fluxo de submissões. Os trabalhos são publicados no fascículo subsequente à data de aprovação respeitando os critérios de tempo de editoração.

 A aprovação do artigo levará em conta:

O titulo do artigo é adequado e representa conteúdo do artigo;
Os resumos são adequados, descrevem o objetivo, indicam referencial teórico; métodos utilizados, principais resultados e conclusões; 
Originalidade do artigo e qualidade metodológica; 
- Articulação teórica e metodologia na análise dos dados;
- Retoma os objetivos e apresenta nas conclusões. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

Semestral

 

DOI da Revista Geoamazônia

10.17551/2358-1778/geoamazonia

 

Ética de Publicação e Boas Práticas

Publication ethics and malpractice statement

• A Revista Geoamazônia exige que o (s) autor(es) dos artigos declarem a fonte de financiamento da pesquisa, caso haja, que deu origem aos papers.

• A Revista Geoamazônia não aceita dupla publicação de artigos, isto é, trabalhos que já foram publicados anteriormente, seja na mesma ou traduzidos para outra língua.

• No caso de mais de um autor no artigo, deve ser declarado não haver conflitos de interesse entre os autores (Conflicts of interest).

• A Revista considera má conduta (Misconduct) a fabricação de dados, falsificação de coletas ou plágio. O Editor da Revista Geoamazônia agirá em conformidade com as orientações pertinentes da COPE. As submissões devem atender as diretrizes da COPE: http://publicationethics.org/resources/guidelines

• Se comprovado plágio em qualquer trabalho publicado, a Universidade Federal do Pará e a Revista isentam-se de qualquer responsabilidade, e o(s) autor(es) arcará(ão) com todas as penalidades jurídicas previstas em lei.

• Quando houver uso de imagens, fabricação de dados ou falsificação de coletas a Universidade Federal do Pará e a Revista isentam-se de qualquer ilegalidade cometida, sendo o ônus de possível irregularidade assumida pelo(s) autor(es).

• Caso seja identificado ma conduta (Misconduct Research), após a publicação, será realizada uma nota de esclarecimento na próxima edição. Além disso, se fará a retirada automática do artigo da edição ou volume da Revista. Isso será uma norma-penalidade da Revista.

• Quando a pesquisa envolver experimentação com seres humanos e animais, o(s) autor(es) deve(m) observar as exigências da Resolução nº 196, de 20 de dezembro de 1995, do Conselho Nacional de Saúde/Brasil (disponível em:http://dtr2004.saude.gov.br/susdeaz/legislacao/arquivo/Resolucao_196_de_10_10_1996.pdf), comunicando na metodologia do trabalho, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da(s) instituição(ões) envolvida(s).

• Quando a pesquisa envolver produtos transgênicos, o Certificado de Biossegurança deverá ser comunicado na metodologia do trabalho, conforme Decreto Federal nº 1.752, de 20 de dezembro de 1995.

 

Idiomas de Publicação

A revista publica textos originais e inéditos em português, espanhol, inglês e francês. Contudo o Resumo para publicações que não seja o português deverá estar também neste idioma.

 

Termo de Responsabilidade

Os autores que submeterem trabalhos assumem total responsabilidade pelo seu conteúdo e declaram, automaticamente, que os demais autores concordam com o manuscrito e com as regras da Revista. Assim os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas editoriais.

 

Conflito de Interesse

Em caso de relação de proximidade com pessoas, instituições ou lugares, a atenção deve ser redobrada para evitar um conflito de interesse e/ou fraude.

 

Financiamento

UFPA, PPGEO e Faculdade de Cartografia e Geografia

 

Open access

Uso gratuito e aberto, com fins educacionais, científicos e não comerciais. Não cobra taxas de processamento.

 

Processo de avaliação

Processo de avaliação anônima por pares (peer review), com base nos critérios de  qualidade e rigor científicos, originalidade, validade dos dados e relevância para a respectiva área de pesquisa

 

Licença Creative Commons - CC BY-NC

Permite 

  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material, contudo você deve dar o crédito apripriado e não pode usar o material para fins comerciais

 

Autoria, permissões de uso e direitos

A revista permite que os autores mantenham os direitos de autoria, contudo sempre citando a Revista.