Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista GeoAmazônia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

PORTUGUÊS
A revista Geoamazônia aceita inscrições para publicação de trabalhos inéditos sobre geografia e áreas afins. São aceitos artigos encaminhados para publicação redigidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano, desde que correspondam ao idioma original do(s) autor(es).

A revista Geoamazônia tem quatro seções para inscrições externas:

artigos: resultados de pesquisa.

iniciação científica: resultado de pesquisa desenvolvida por projeto de iniciação científica, durante a graduação. 

Short communication: notas de pesquisa em andamento, registros/relatos de pesquisa de campo ou encontros científicos

Resenhas: apresentação do conteúdo de livros.

Os trabalhos enviados para a revista Geoamazônia deverão possuir a seguinte extensão:

Arrtigo: 15 a 20 páginas (incluindo bibliografia).

Resenhas: 05 a7 páginas.

Short communication: 03 a 09 páginas.

Iniciação científica: 10 a 15 páginas.

O nome de todos os autores do artigo deve ser inserido, apenas no momento da submissão, no sistema da Revista e deverá conter: nome e sobrenome dos autores, resumo do Currículo ou do CV Lattes com a mais recente titulação acadêmica;  filiação institucional; cargo que ocupa; área de atuação; e-mail e endereço completo para correspondência. Após a aprovação/aceite não serão permitidas, inclusões de autores que não constem no ato da submissão.

Os trabalhos devem ser enviados em extensão .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003) fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5, folha tamanho A4. Margens: inferior e superior 2,0cm, esquerda e direita 2,5cm. O texto deve ser formatado em uma única coluna. O trabalho deverá, obrigatoriamente estar em Word.

Os artigos devem ser precedidos de um resumo na língua em que for escrito e dois resumos correspondente em língua estrangeira (obrigatoriamente deverá ter um resumo em inglês - três resumos), tendo, no máximo 200 palavras em espaço simples e uma relação de no mínimo três e máximo de cinco palavras-chave de. O título também deverá ser traduzido. É recomendado contratar um profissional para elaboração do resumo em língua estrangeira.

O texto deve ser dividido sem numeração e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação).

Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) e as ilustrações título/legenda na parte inferior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, entre outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

Antes da submissão do trabalho "Não deverão inserir no manuscrito nenhuma informação que permita aos avaliadores identificá-los, tais como dados de autores, autoria de ilustrações confeccionadas pelos próprios autores ou a inclusão de ilustrações em que os autores apareçam"

O número máximo de componentes do artigo: 4 (quatro) autores (a excessão será nesse primeiro volume de 2017, pois há artigos aprovados antes da atualização dessa norma). 

As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parêntesis (CHAGAS, 2013, p.15) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Bordalo; Costa (2013, p.53). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (NAHUM, 2012a, p.17). As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-6023:2000 da ABNT.

As referências deverão ser organizadas de acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:

Livro:
SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ? p. (total de páginas)

Capítulo de livro:

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. (página inicial – página final do capítulo).
 
Artigo:
SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, v.?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação:
SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, ano da defesa. ? f.
 
Evento:
SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais... Local de edição: Editora, data. Página inicial-final do trabalho.

Documentos em meio eletrônico

SOBRENOME, Prenome(s) abreviado(s) ou INSTITUIÇÃO. Título: subtítulo (se houver). local de publicação, volume (se houver), ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês (abreviado), ano.

OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES. As metrópoles no Censo 2010: novas tendências? Disponível em: iodasmetropoles.net>.Acesso em: 2 fev. 2011.

As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

Templete (modelo padrão para os autores seguirem) - Faça Download e siga o modelo


IMPORTANTE:
O conteúdo dos textos assinados é de exclusiva responsabilidade dos autores. 

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Plagius - Detector de Plágio 2.4.6.  A equipe editorial confere os dados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Manuscrito formatado sem identificação de autoria (garantia à avaliação cega), e inclusão de figuras, tabelas e gráficos (simplesmente informando sua localização com legenda);
  3. Materiais gráficos (figuras,tabelas e gráficos) submetidos na plataforma como arquivos individuais, em formato jpg  e com resolução mínima de 300 dpi's. Encaminhamento fora deste padrão implicará em não publicação do trabalho;
  4. Título do manuscrito, bem como resumos, escrito em três línguas, dentre o Português e Inglês, obrigatórias, e o francês ou espanhol;
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

PORTUGUÊS
A revista Geoamazônia deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à revista Geoamazônia.